Receitas >

Sopa de Beterraba (ou Borscht)

• 1693 dias atrás

Muitas vezes quando falamos em SOPA DE BETERRABA a pessoa logo torce o nariz...
Na verdade, sou suspeita, pois sempre amei beterraba, seja lá qual for a maneira de prepará-la. Crua, cozida, assada, creme, sopa...essa raiz sempre me encantou, a começar por sua cor. 
Conforme havia prometido, assim que o friozinho chegasse, dedicaria uma semana exclusiva às sopas. 
Resolvi começar pela Borscht, uma receita russa pra lá de saborosa. 
Aqui, vou compartilhar com vocês uma versão minha, não tão fiel à clássica receita russa. Mas prometo que o resultado é bom demais. 

Então, segue a receita:

SOPA DE BETERRABA (BORSCHT)

Você vai precisar de:


* 6 beterrabas;
* 1 cebola média ralada;
* 3 colheres de sopa de manteiga;
*500 ml de caldo de carne;
* 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano;
* Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
* Azeite

Preparo: Lave as beterrabas e corte-as ao meio. Disponha as metades da beterraba (com casca) em uma assadeira e polvilhe sal e pimenta do reino sobre elas. Regue-as com um fio de azeite. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por, aproximadamente, uma hora ou até que fiquem macias. Retire-as do forno e espere esfriar. Agora, retire as cascas, que sairão com facilidade. Após retirar as cascas, corte as beterrabas em cubos pequenos. Em uma panela, derreta metade da manteiga e refogue a cebola. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente a beterraba. Refogue a beterraba junto à cebola. Acrescente o caldo de carne. Ajuste o sal e a pimenta. Mexa bem e deixe que a sopa comece a ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe a sopa cozinhar por, aproximadamente, 25 minutos. Deixe encorpar. Desligue o fogo. Espere a sopa esfriar um pouco e bata no liquidificador com as duas colheres de sopa de suco de limão. Pronto, agora você já tem um creme. Volte este creme à mesma panela. Aqueça novamente e finalize com o restante da manteiga (de preferência, gelada para dar brilho e  cremosidade à sua sopa). Se necessário, ajuste o sal e a pimenta do reino. 
Mas não paramos por aí...Já que estamos falando em Borscht, precisamos finalizar o prato com creme azedo. 

Para fazer o creme azedo: 

Você vai precisar de:
* 1 xícara de chá de creme de leite fresco
* 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
*1 colher de chá de sal

Preparo: Com um fouet ou na batedeira, bata o creme de leite até chegar ao ponto de chantilly. Quando chegar ao ponto, adicione o suco de limão e o sal. Misture. 

Sirva a sopa com um pouquinho de creme azedo e algumas folhinhas de dill!