Receitas >

Pigmentando massa fresca!

• 1651 dias atrás

Se preparar a massa fresca em casa já é legal, imagina colorir a sua massa com reduções naturais, do tipo cenoura, espinafre, beterraba?! 

Isso é incrível! 

Bom, para te ensinar a pigmentar a massa, primeiro preciso compartilhar uma boa receita de massa fresca. 

Então, vamos lá:

Ingredientes:

*350 gramas de farinha de trigo
*150 gramas de semolina
* 1 colher de chá de sal
* 5 ovos (de preferência, caipiras) batidos
* 1 colher de sopa de azeite

Preparo: Em uma base plana, limpa e seca, peneire a farinha e o sal. Faça um furo no meio e despeje os ovos batidos e azeite. Para incorporar, misture, com um garfo, a farinha nos ovos. Misture e sove a massa por, aproximadamente, 10 minutos, até formar uma "bola" lisa e homogênea. Envolva a massa em um papel filme e deixe-a  descansar por, no mínimo, 1 hora na geladeira. Corte a massa em 4 e deixe descansar por mais 30 minutos. Em uma superfície lisa e com farinha de trigo, abra a massa com um rolo de macarrão. Quando estiver mais fina, comece a passá-la pela máquina (caso você tenha!) até chegar à espessura ideal (0,3mm). Durante este processo, não esqueça de polvilhar a farinha de trigo. 
Caso não tenha a máquina, pode fazer usando o rolo de macarrão! A única diferença é o cansaço nos braços (rsrs). 
Depois de deixar a massa na espessura ideal, corte-a da maneira desejada - com esta massa fresca, você pode fazer espaguete, ravioli, canelone, etc...

Pigmentando a massa fresca: 

Ponto 1: Usando ovos caipiras, você já terá uma massa fresca com coloração especial - um "amarelinho" lindo!
Ponto 2: A escolha do vegetal/legume/raiz colorante dependerá da cor desejada. 

Rosa: Beterraba
Verde: Espinafre, Salsa, Rúcula, etc.
Laranja: Cenoura, Açafrão, Urucum, etc
Negra: tinta de lula

O elemento colorante deve ser incorporado aos ovos, antes de iniciar a receita de massa fresca. 

Massa verde: bata 100 gramas da folha escolhida com água no liquidificador e coe. Coloque o líquido em uma tigela e, em banho maria, deixe o líquido talhar. Escorra o líquido em uma peneira e recupere a clorofila que ficar na peneira. Incorpore aos ovos (da receita da massa fresca) e siga o mesmo procedimento descrito acima. 
Massa laranja: Passe uma cenoura pela centrífuga. Despeje o líquido em uma panela e deixe reduzir. A redução ficará semelhante a um melado. Incorpore a redução aos ovos. 
Massa rosada: Passe uma beterraba pela centrífuga. Despeje o líquido em uma panela e deixe reduzir. A redução ficará semelhante a um melado. Incorpore a redução aos ovos. 



Ravioli de beterraba!