Dicas >

Para quem quer ir um pouco além das receitas!

• 1553 dias atrás

Se você é daqueles que adora ir a fundo nas questões culinárias, eu recomendo dois livros, que foram minhas últimas leituras. 

O primeiro deles, que hoje acredito ser uma bíblia para qualquer profissional da cozinha, é o livro Comida & Cozinha - Ciência e Cultura da Culinária, de Harold McGee. Ideal para quem quer entender as técnicas e os porquês da cozinha! A partir desta leitura, passamos a entender melhor os motivos da transformação de cada alimento dentro da panela. De onde surgem os alimentos, como reagem a certo tipo de cocção, a química e as qualidades de cada produto com que estamos acostumados a trabalhar...O livro nos revela tudo e um pouco mais sobre ingredientes, métodos de cocção e propriedades nutricionais! 

O segundo, recém lançado e mega comentado na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), é o Cozinhar - Uma história natural da transformação, de Michael Pollan. Apesar de falar profundamente sobre o ato de cozinhar, o livro não é uma coletânea de receitas! Em verdade, nesta obra, Michael Pollan convida o leitor a refletir de forma absolutamente diferente sobre este ato tão primitivo e tão nosso chamado cozinhar. O autor, que questiona a maneira com a qual a sociedade se comporta nos dias atuais, convida o leitor a redescobrir a cozinha e se aventurar neste universo, preparando os próprios alimentos. Michael defende uma ideia: ele quer todo mundo na cozinha de novo! As pessoas precisam voltar a cozinhar mais! Menos enlatados, menos comidas industrializadas, mais comidas feitas em casa, mais amor pelo ato de cozinhar! Esta é a ordem!