Bombocado >

anakaran.png

Frutas Caramelizadas

• 1753 dias atrás

Oi gente, 

Esse post é bacana, na verdade, é mais uma dica para vocês saberem como aproveitar as frutas amadurecidas ao invés de simplesmente jogá-las no lixo. Essas duas receitas podem ser feitas com várias frutas; banana, maça, ameixa, pêra, morango, pêssego ... Na primeira receita usei ameixa e nêspera, e na segunda receita, usei banana. 

Frutas cozidas com sorvete de creme

8 ameixas
8 nêsperas
1 colher (chá) de essência de baunilha 
2 colheres (sopa) bem cheia de açúcar cristal
1 laranja
1 pau de panela
4 estrelas de anís
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
Sorvete de creme para acompanhar

Modo de preparo

Corte as ameixas e as nêsperas ao meio para tirar seu caroço. Depois de retirar todos os caroços, coloque todos os ingredientes numa travessa, raspe a casca da laranja sobre as frutas, leve ao forno e asse por 30 minutos. Depois de pronto servir com sorvete de creme.

*** Dica: ao invés de usar a essência e o açúcar, fica delicioso substituir pelo açúcar aromatizados com a fava de baunilha (já postei essa receita aqui) 




Bananas caramelizadas

6 bananas (nanica ou prata) maduras
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 limão siciliano espremido 
1 canela em pau
6 cravos da índia
1/2 xícara de conhaque

Modo de preparo

Descasque e corte as bananas em rodelas. Leve um frigideira ao fogo médio, junte a manteiga. Quando derretida e espumando, acrescente as rodelas de banana e o açúcar. Com uma colher, misture com cuidado.
Regue com a metade do suco de laranja e acrescente a canela e os cravos. Espere 2 minutos e acrescente o conhaque com cuidado, flambe e deixe o fogo terminar. Em seguida, regue o restante do suco de laranja e cozinhe por mais uns 2 minutos.

Pode ser servido com sorvetes ou com creme de confeiteiro. Este abaixo foi servido com creme e ficou um escândalo de bom !! 



** Coloquei alguns pedaços da casca do limão siciliano, ficou incrivel!



Esta receita é da minha vó Irma (confeiteira de mão cheia, rs)

Super fácil de fazer e deliciosa maneira de evitar desperdícios !! 

O que acharam ?? Quero saber !!