Receitas >

Clássicos são sempre tão bons...Steak au Poivre

• 2019 dias atrás

Os clássicos são sempre tão bons...
A receita de hoje é um clássico! Muito amado pelos apreciadores de uma boa comida, o Steak au Poivre é um prato sensacional! Eu adoro. E para acompanhar: uma batata frita bem quentinha e sequinha!
Dica: para formatar a peça de filé mignon, enrole-a no papel filme (como se fosse um cilindro e sem deixar ar dentro do plástico) e deixe por, pelo menos, uma noite na geladeira. É fácil: enrole como se fosse uma salsicha e faça pequenos furos no plástico (com a ponta de uma faca) para que saia todo o ar.
Dica: eu sempre uso a manteiga para fazer filé mignon.
Dica: para fritar/grelhar bifes, use sempre uma pinça e não fure a carne. Furando a carne, você perde os melhores sucos e fica com uma carne ressecada.
Você vai precisar de:

·         6 medalhões de filé mignon;
·         Sal a gosto;
·         1 cebola cortada em cubinhos (mínimos);
·         300 ml de creme de leite fresco;
·         ½ xícara de chá de vinho branco seco;
·         3 colheres de sopa de pimenta do reino verde em grãos;
·         3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
·         3 colheres de sopa de conhaque;
·         Azeite

Preparo: pegue os medalhões formatados e salpique o sal e a pimenta do reino verde moída grosseiramente. Numa frigideira, derreta manteiga com um pouco de azeite. Quando estiver bem aquecida, primeiro, sele os medalhões com o lado da pimenta para baixo, em contato com o fogo. Note: a depender do tamanho da frigideira, faça dois medalhões de cada vez...caso contrário, a frigideira ficará cheia de água. Doure os medalhões por três minutos de cada lado, sem mexer na frigideira enquanto isso. Apenas vire o lado (quando virar o lado, polvilhe sal e pimenta no lado ainda cru). Para selar e dourar as bordas, com o auxílio da pinça, coloque os medalhões “de pé” e vá rodando (como se fosse uma roda mesmo) até que toda a lateral esteja dourada. Quando o medalhão estiver completamente dourado, retire da frigideira, coloque em uma assadeira e cubra com papel alumínio para descansar. Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de manteiga e azeite e volte a selar os demais, no mesmo procedimento. Depois de todos os medalhões já preparados é hora de preparar o molho. Use a mesma frigideira dos filés...e sem lavar! Na frigideira, coloque um pouco mais de manteiga e refogue a cebola. Adicione o vinho branco seco e solte todo o suco que grudou enquanto você selava o medalhão. Raspe e misture. Acrescente o conhaque e o creme de leite e misture mais. Acerte o sal. Acrescente pimenta do reino moída na hora e, se desejar, um pouco mais de pimenta verde em grãos grosseiramente amassados. Coloque os medalhões neste caldo para que fiquem um pouco mais passados (4 minutos/ 2 minutos de cada lado). Reduza este creme até que fique encorpado. Montagem: coloque um medalhão no centro do prato e regue com o creme. Sirva com batatas fritas com casca!